segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ESTÉTICA DA PAPAGAIADA

Amanhã alguns jornais publicarão - as agências de internet publicam hoje - um press-release enviado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) com o título "Empresa socialmente responsável". O conteúdo revela os vencedores do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT), edição 2008.

É comum na imprensa local a veiculação integral de press-releases, o que atende a duas exigências básicas: criar - ou manter - laço$ de colaboração com a empresa ou instituição que os enviam e tapar "buracos" na produção de notícias locais.

Alguns blogueiros já atribuíram essa atitude a alguma preguiça dos repórteres ou à inépcia dos editores, o que é uma idiotice muito própria de quem não conhece a dinâmica das redações atuais: a publicação literal desse tipo de notícia é muitas vezes uma exigência direta do dono do jornal. No máximo, uma rara recomendação de alteração do texto diz respeito apenas à forma, jamais ao conteúdo - exatamente por conta dos laço$ supracitados.

Nesse contexto, dificilmente um repórter da imprensa local poderá fazer, por exemplo, as seguintes conexões:

- Observar que o texto da Assessoria de Imprensa da FIEAC nomeia como "empresa socialmente responsável" aquela que cumpre exigências já previstas em lei como jornada justa de trabalho, equipamentos de proteção individual, ambiente adequado para o trabalho, férias, pagamento de salários em dia etc. E que, quando há alguma deficiência em qualquer um desses aspectos - o que é bem mais comum no Acre do que se pensa, como mostrarei a seguir - a luta pela sua obtenção é sempre dramática...

- Que esses investimentos, além da realização de cursos de qualificação ou reciclagem profissional visam apenas ampliar os lucros da própria empresa e não investir em uma metafísica "melhoria da qualidade de vida dos funcionários", como o texto tenta fazer crer. Os mais céticos podem acessar o site do próprio Prêmio SESI e conferir pessoalmente o real objetivo do prêmio.

"Aberto a indústrias contribuintes do Serviço Social da Indústria (SESI) ou optantes pelo Simples, o PSQT é composto por três fases: Estadual, Regional e Nacional. Além de premiadas, as empresas vencedoras no âmbito nacional recebem uma medalha da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e as vencedoras na modalidade Especial ainda recebem o Selo Prêmio SESI Qualidade no Trabalho que tem como propósito reconhecer e agregar valor a suas marcas e produtos como empresas socialmente responsáveis.", esclarece o regulamento do Prêmio SESI.

- Que ao atribuir a responsabilidade por "melhoria na qualidade de vida dos funcionários" às próprias empresas essas matérias reduzem a importância da mobilização dos trabalhadores, secundarizando a já escassa organização proletária e marginalizando a luta sindical.

- Que o objetivo final dessa papagaiada toda é não apenas conseguir funcionários felizes e satisfeitos pelo fato da empresa "socialmente responsável" cumprir exigências trabalhistas garantidas em lei desde 1943, mas também ampliar lucros por meio da propaganda dessa "responsabilidade" - para a catarse da classe média "socialmente comprometida" que em nome da causa aceita comprar mais caro de empresas "engajadas".

Em dúvida? Então baixe aqui um diagnóstico das indústrias acreanas intitulado "Qualidade de Vida do Industriário Acreano", realizado pelo estatístico Marcelo Mendonça a pedido da própria FIEAC. Você vai constatar, por exemplo, que 8,11% dos trabalhadores desse setor trabalhavam de 10 a 11 horas por dia; que 6,38% trabalhavam no domingo; e que impressionantes 34,04% recebiam no máximo 300 reais mensais entre junho e julho de 2005.

Perguntinha: Que "responsabilidade" é essa, corporativa ou social?



A foto é da Assessoria de Imprensa da FIEAC
.

Nenhum comentário: