quinta-feira, 18 de setembro de 2008

VÍDEO MOSTRA MASSACRE EM PANDO

O vídeo abaixo foi divulgado pela emissora boliviana Canal 7. Ele mostra como paramilitares e pistoleiros - segundo os sobreviventes - a serviço do governador de Pando, Leopoldo Fernández, consumaram o massacre de camponeses indefesos no rio Tahumanu, na fronteira com o Brasil pelo Acre.

Dois dias depois um corpo foi resgatado no lado brasileiro. O programa Gazeta Alerta, de Rio Branco, mostrou a operação do IML acreano e o apresentador Edvaldo Souza chegou a cogitar: "Talvez seja uma vítima da violência que ocorre nesse momento em Pando".

É um profeta...

Clique aqui para ouvir outros depoimentos de camponeses sobre o ataque. O áudio está em mp3 e foi disponibilizado pela Agencia Boliviana de Información (ABI).

Ainda segundo a ABI, ontem a Sala Penal Tercera de la Corte Superior de Distrito de La Paz declarou improcedente um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Fernández. À audiência compareceram familiares dos estudantes Mary Carrasco e Sergio Rodríguez, que morreram no confronto. Elas pediram a continuidade da prisão.

Mas as atenções na Bolívia estão voltadas mesmo para um centro de convenções do vilarejo de Chiquicollo, a 10 quilômetros do centro de Cochabamba. É lá que estão acontecendo, desde as 9 horas da manhã de hoje, as negociações entre o governo central e os governadores dos estados separatistas. A reunião foi convocada pelo próprio Morales.

"O Presidente pediu que o diálogo não seja interrompido. Que trabalhemos aqui estes quatro dias, ou cinco, se for necessário, até conseguir acordos para que o país tenha resultados favoráveis desse encontro", anunciou o porta-voz da Presidência da República, Iván Canelas, à Radio Erbol.

Clique aqui para ter acesso a uma lista de rádios da Bolívia com transmissão pela internet.


Nenhum comentário: