sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CIDADES MAIS POPULOSAS REGISTRAM MAIOR NÚMERO DE FAVELAS




Um terço dos municípios do país declararam ter favelas em seu território. Loteamentos irregulares são mais comuns nas regiões Sul e Sudeste.


A Pesquisa de Informações Municipais 2008, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (12), revela que a incidência de favelas é maior em municípios mais populosos. Um terço das 5.564 cidades do país declararam a presença de favelas ou assemelhados em seu território. As Regiões Norte e Sul (com 41% dos municípios) apresentam as proporções mais elevadas, seguidas pelo Nordeste (32,7%), Sudeste (29,7%) e Centro-Oeste (19,5%).

Com relação à população, 27,7% dos municípios com até 50 mil habitantes declararam a existência de favelas em seu território, e esse índice passa a 70,8% dos municípios que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes. Já entre os municípios de 100 mil a 500 mil habitantes, 84,7% têm favelas. Das 37 cidades com mais de 500 mil habitantes, apenas Cuiabá informou a inexistência de favelas.

Ainda de acordo com a pesquisa, o problema dos loteamentos irregulares ou clandestinos, que estão presentes em mais da metade dos municípios do país (53,2%), é mais incidente nas regiões Sul (62,4%) e Sudeste (59%), seguidas pelas regiões Norte (57,9%), Centro-Oeste (47,9%) e Nordeste (41,9%).

O levantamento constatou um crescimento no número de municípios com famílias cadastradas em programas habitacionais. Em 2001, 56,2% dos municípios declararam ter cadastros dessa demanda. Em 2008, esse índice subiu para mais de 80%.


Fonte: Portal G1

---------------------

Nota minha: O modelo de desenvolvimento econômico importado pelo Brasil dos EUA não só produz favelas, como precisa delas como mão-de-obra barata para as fábricas, supermercados e indústrias. Reduzidos à condição de coisa, desprovidos de sua autonomia, os trabalhadores lutam freneticamente por sub-salários, não importando a jornada de trabalho, o acúmulo de funções, o assédio moral e outras coisas que muitos acreanos já conhecem muito bem...

A desigualdade produz pobreza que produz favela que produz violência que produz insegurança que produz medo que produz neurose que produz desigualdade que produz pobreza que produz favela... e não é a polícia nem a distribuição de donativos que vai impedir esse ciclo vicioso (muito pelo contrário!).


A foto é do site da Prefeitura de Rio Branco e mostra uma enchente no bairro Taquari, uma das primeiras favelas de Rio Branco.

Nenhum comentário: