Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTOS LIGAM 'O ALTO ACRE' E FERNÁNDEZ

Documentos disponibilizados na internet pela Presidência da República da Bolívia mostram que o jornal eletrônico O Alto Acre, mantido pelo jornalista acreano Alexandre Lima (foto), tinha dois contratos com o Governo de Pando na gestão Leopoldo Fernández.

O ex-governador está preso sob acusação de responsabilidade direta no assassinato de pelo menos 17 camponeses nos arredores de Brasiléia, em 11 de setembro. Por causa da prisão o Departamento de Pando está sob intervenção militar.

Os documentos mostram que os contratos tiveram numeração, valor e épocas distintos:

- O contrato S-029/07, no valor de 12 mil bolivianos (R$ 3 mil), foi faturado em janeiro;

- O contrato S-084/07, no valor de 24 mil bolivianos (R$ 6 mil), foi faturado em maio.

Clique aqui para baixar o arquivo em pdf (em espanhol) com esses e outros documentos. O arquivo tem 17 megabytes e contém extratos bancários e administrativos de vários jornais, TVs, rádios e até empresas de publicidade e propaganda. Todos estariam envolvidos, segundo o governo boliviano, em uma rede de corrupção que tinha como origem o dinheiro público pandino.

- Realmente, o meu procurador [Amín Alejandro Farah Ferreira, citado no documento-relatório] fez uma vez um contrato com o Governo de Pando, mas eu não recebi nada porque eles tiveram um problema na economia lá e esse serviço deu uns 700 reais. O Leopoldo me chamou e eu disse que não dava porque era pouco dinheiro e então isso aí nem mesmo se concretizou! - disse-me Alexandre Lima, hoje, por telefone.

Perguntado sobre a possibilidade de Leopoldo Fernández ter superfaturado o valor da prestação de serviços, dando como realizado e faturado um serviço que não ocorreu, Lima disse que "é possível, já que o Leopoldo não é nenhum santo. Aliás, nenhum político é".

Enquanto na imprensa local não sai uma letra sobre o assunto, a Agência Amazônia de Notícias publicou no sábado uma matéria assinada pelo repórter Chico Araújo afirmando que o governo boliviano "iniciou uma caçada a jornalistas brasileiros". Clique aqui para ver o texto. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (Sinjac) reproduziu outra matéria d'O Alto Acre escrita pelo próprio Alexandre Lima.

"Ao perguntar o motivo [da prisão], disse que, pelo fato de ter tido um suposto contrato com o ex-governador, Leopoldo Fernandez, passou a ser procurado pelas ruas por soldados que tem em mãos, foto do brasileiro para ser preso", diz a matéria. Veja o texto aqui.

A foto é da Agência Amazônia de Notícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEMÔNIOS DESCEM DO NORTE

Os movimentos autônomos de cunho religioso, notadamente os de cunho pentecostal e neopentecostal surgidos nos EUA desde meados do século XIX até a atualidade, são subprodutos de um capitalismo que necessitava de uma base ideológica para se sustentar em seus desatinos de exploração e criação de subsistemas para alimentar os mecanismos de dominação ideológica e manutenção de poderes da matriz do grande capital - os Estados Unidos. Na década de 70 praticamente todos os paises da América Latina estavam sob o domínio de sanguinárias ditaduras militares, cuja ideologia de cunho fascista era a resposta política à ameaça da Revolução Cubana que pretendia se expandir para outros países do subcontinente. Era o tempo da Teologia da Libertação, que, com seu viés ideológico de matriz marxista, contribuiu de forma efetiva para a organização dos trabalhadores e dos camponeses em sindicatos e movimentos agrários que restaram depois na criação do PT e do Movimento dos Sem-Terra (MST). A ação dess...

SINJAC DENUNCIA TV GAZETA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) registrou manhã de hoje (27) uma denúncia no Ministério do Trabalho contra a TV Gazeta por descumprimento de acordo coletivo firmado há quatro anos. O acordo referente ao auxílio universitário, no qual todas as emissoras de televisão e jornais impressos devem garantir o auxílio universitário de 50% do valor da mensalidade do curso de Jornalismo, deixou de ser cumprido pela TV Gazeta desde julho deste ano. Segundo a cláusula 32ª do acordo, o descumprimento de qualquer das cláusulas constante na convenção coletiva implicará em multa de 17 salários mínimos. Com base na documentação, o sindicato busca por meios legais defender os direitos de todos os jornalistas que sejam contratados das empresas que participaram da assinatura do pacto. Fonte: Sinjac ------------ Todos os anos, em abril e maio, a diretoria do Sinjac inicia uma série de reuniões com os donos das e...

CORTADOR DE CANA APRESENTA SINTOMAS DE EXAUSTÃO E OUTRAS DOENÇAS

Por dia, trabalhador flexiona a coluna 3.994 vezes e faz o movimento para cortar outras 3.792, em pé ou curvado. Ministério Público do Trabalho de Campinas suspeita de morte causada pelo trabalho no canavial. Estudo brasileiro apresentado durante o 30º Congresso Mundial de Medicina do Esporte observou que um cortador de cana, ao longo das 8h de sua jornada de trabalho, flexiona a coluna 3.994 vezes e faz o movimento de corte da cana outras 3.792. Além disso, na maior parte do tempo, o trabalhador permanece em pé (45%) ou curvado (43%). “Observou-se que o cortador de cana de açúcar apresenta sintomas de exaustão e outras enfermidades causadas pela dificuldade de execução do seu trabalho”, destaca o pôster da pesquisa conduzida por Erivelton Fontana de Laat, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Irati, Paraná), e Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, da Universidade Metodista de Piracicaba (São Paulo). De acordo com o texto, desde 2004, o Ministério Público do Trabalho da ci...