segunda-feira, 11 de março de 2013

A PALAVRA DE DEUS E A ESCRAVIDÃO

Dando continuidade ao artigo anterior, "Da maldição de Cam", disponibilizo alguns versículos da bíblia, no Antigo e no Novo Testamento, e pronunciamentos de líderes evangélicos e católicos sobre a escravidão. Ao leitor interessado em utilizar alguma das citações recomendo que se consulte a fonte original, indicada em cada trecho, para que se evite divergências com números de página, traduções, novas edições, editoras etc.

Um detalhe importante é que as traduções bíblicas para a língua portuguesa usam a expressão servidão no lugar de escravidão, mas são as características desta última que se indicam na própria narrativa. Para uma distinção entre ambas, vide os verbetes da Wikipedia, Escravidão e Servidão.




NA BÍBLIA (Antigo Testamento)

1 Regulamentação das surras nos escravos


A reserva bíblica é para não se arrancar os dentes ou se furar os olhos.

Êxodo21:20 Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;
Êxodo21:21Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu.

Êxodo21:26E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho.
Êxodo21:27E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.

2 Regulamentação de compra e venda de escravos

Era permitido vender os filhos ou a si mesmo para saldar dívidas.

Êxodo21:7 E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

Era permitido comprar o irmão como escravo, mas, a cada 50 anos, esse tipo de escravo específico deveria ser liberto. Não havia regulamentação no caso de compra de irmãs escravas.

Levítico25:39 Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo.
Levítico25:40 Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá;

3 Regulamentação da alforria de escravos:

Se fossem hebreus podiam ser declarados livres após 6 anos de serviços. Se um proprietário desse uma mulher ao escravo, ambos e os eventuais filhos também seriam propriedade do dono.

Se fossem estrangeiros, permaneciam escravos até decisão em contrário do proprietário.

A venda de filhas como escravas tem regulamentação contraditória. Em uma parte diz-se que o homem e a mulher hebreus são libertos igualmente após seis anos:

Deuteronômio15:12 Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre.

Em outra parte é dito que a filha escrava não é liberta da mesma forma que os escravos homens. Acrescenta-se que, se ela não agradar (sexualmente) ao dono poderá ser comprada de volta por outro hebreu. Se ela se casar com o filho do dono terá que ser tratada como nora. Se o filho arrumar outra mulher, não será diminuido o mantimento da primeira. Mas se nada disso for possível é que ela será liberta, mas sem dinheiro algum.

Êxodo21:7 E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

Todos os escravos homens hebreus serão libertos no ano do Jubileu. As escravas mulheres, novamente, não é claro, depende de qual verso você lê. Escravos não-hebreus não tem a mesma sorte. Eles serão cativos pela vida toda.

4 Regulamentação do sobre o estupro de escravas

Se um homem violentar uma escrava casada, basta oferecer um animal como sacrifício no templo. A tradução da versão King James Version (KJV) acrescenta que a escrava deve ser também chicoteada. Não há regulamento sobre escravas solteiras.

Levítico19:20 E, quando um homem se deitar com uma mulher que for serva desposada com outro homem, e não for resgatada nem se lhe houver dado liberdade, então serão açoitados; não morrerão, pois ela não foi libertada.
Levítico19:21 E, por expiação da sua culpa, trará ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, um carneiro da expiação,
Levítico19:22 E, com o carneiro da expiação da culpa, o sacerdote fará propiciação por ele perante o SENHOR, pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado.

5 Regulamentação da escravização de prisioneiros de guerra
Estabelece o direito de raptar uma mulher de outro país. Para isso, o interessado deve matar os pais da moça, levá-la para casa, raspar-lhe a cabeça, cortar-lhe as unhas e tirar as suas roupas. Deve também deixá-la de luto por um mês, prazo em que, ao final, autoriza-se manter relações sexuais. Se a raptada não agradar sexualmente ao raptor pode ser expulsa.

Deuteronômio21:10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,
Deuteronômio21:11 E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,
Deuteronômio21:12 Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.
Deuteronômio21:13 E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.
Deuteronômio21:14 E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.



 NA BÍBLIA (Novo Testamento)


1 Nas parábolas de Jesus

Jesus utiliza a relação escravo-senhor para exemplificar como um discíuplo deve cumprir as ordens do mestre.


Lucas17:7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?
Lucas17:8 E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás?
Lucas17:9 Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?
Lucas17:10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

Em outra passagem, Jesus compara o reino dos céus a um rei que, ao fiscalizar o trabalho dos escravos, nota que eles não têm dinheiro e vende os servos, sua a mulher e filhos.


Mateus18:23Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos
Mateus18:24 E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos
Mateus18:25 Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.

2 O apóstolo Paulo e a escravidão

Em diversos inquéritos disponiveis na Biblioteca Nacional sobre fuga e recaptura de escravos, uma das mais frases mais citadas é a de Paulo que ordena os escravos a obedecerem os senhores tanto quanto obedecem a eles obedecem a Cristo - há, portanto, a clara diferenciação entre escravidão política, material, e a escravidão metafórica, espiritual, utilizada por diversas correntes evangélicas para tentar hiper-interpretar os trechos do Novo Testamento sobre a escravidão.


Efésios6:5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,

Outras passagens ensinam o comportamento próprio dos escravos para seus senhores e vice-versa:

Colossenses3:22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

Colossenses4:1 Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.

1Timóteo6:1 Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

Tito2:9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões
Tito2:10 não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.


3 O apóstolo Pedro e a escravidão

O apóstolo Pedro também apoiava a escravidão e também ensinou os escravos a serem submissos a seus senhores. O argumento é mais desenvolvido que em Paulo. Em declarações dirigidas diretamente aos escravos, o apóstolo dá a entender que Jesus também sofreu e foi injustiçado, logo, os escravos não podem desejar ser melhores que o Filho de Deus.

1Pedro 2:18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso;
1Pedro 2:19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.
1Pedro,2:20 Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.



TEÓLOGOS E LÍDERES CRISTÃOS (CATÓLICOS E EVANGÉLICOS)


"A escravidão foi estabelecida por decreto do Deus Todo-poderoso. Ela é sancionada pela bíblia em ambos os testamentos, desde Gênesis até Apocalipse. Ela existiu em todas as eras, encontrada entre pessoas das maiores civilizações, e nas nações com as maiores proficiências das artes." - DAVIS, Jefferson (presidente dos Estados Confederados da América) citado por PURIM, Paulo Roberto. A bacia das Almas, Ed. Mundo Cristão, 2011, p. 21.

"Escravidão entre os homens é natural, porque alguns são escravos naturalmente, de acordo com o Filósofo (Polit. i, 2). Agora, a escravidão pertence ao direito das nações, como diz Isidoro (Etym, v.4). Portanto os direitos das nações é um direito natural." - AQUINO, Tomás. Suma Teológica I, Ed. Loyola, 2003.

"A causa primeira da escravidão é o pecado, que leva o homem ao domínio do seu semelhante - o que não acontece salvo pela vontade de Deus, no qual não há injustiça, e o qual sabe aplicar punições para todo tipo de ofensas." -
AGOSTINHO, A cidade de Deus, Livro 19, capítulo 15.

"Qualquer um que ensinar um escravo, sob o pretexto da piedade, a desprezar seu mestre e a fugir dos deveres, e a não servir seu mestre com boa vontade e toda a honra, que seja amaldiçoado" -
Declaração do Sínodo de Gangra, 340 e.c. Disponível em: http://averdadeiraeunicaigrejadecristo.blogspot.com.br/2011/12/canones-do-concilio-de-gangra.html

"A escravidão em si, considerada em sua essência natural, de forma alguma contraria as leis naturais e divinas. Não é contrário às leis naturais e divinas vender, comprar, trocar ou dar um escravo." - Instrução 20,
O SANTO OFÍCIO (Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé), 20 de junho de 1866. Biblioteca Apostolica Vaticana. Disponível em: http://www.vaticanlibrary.va/

"Certamente é uma questão de fé que esse tipo de escravidão em que um homem serve seu mestre como seu escravo, seja totalmente legal. Ela é provada pelas Sagradas Escrituras. Também é provado pela razão porque é razoável que todas as coisas que são capturadas em uma guerra justa passam o poder e a propriedade para os vitoriosos, então pessoas capturadas em uma guerra passam a ser propriedades dos captores. Todos os teólogos são unânimes quanto a isso." -
PAPA GREGÓRIO IX, Quaestiones Morales Theologicae, Lyons, 1668 - 1692, Tomo VIII, De Quarto Decalogi Praecepto, Tract. IV, Disp. I, Q. 3. Biblioteca Apostolica Vaticana. Disponível em: http://www.vaticanlibrary.va/

"Agora, meu caro senhor, se, dadas as evidências contidas na Bíblia que provam a legalidade da escravidão entre o povo de Deus em qualquer dispensação, a assertiva ainda é feita, mesmo à mostra dessas evidências, de que a escravidão já foi um dia o maior pecado - em qualquer lugar e sob quaisquer circunstâncias - pode você, ou qualquer homem são acreditar que a mente capaz de tal decisão, não é capaz de pisotear a Palavra de Deus em qualquer outro assunto?" - PASTOR THOMAS STRINGFELLOW, A Brief Examination of Scripture Testimony on the Institution of Slavery (Locust Grove, VA, 1841). Disponível em: http://utc.iath.virginia.edu/christn/chestsat.html

"Se possuir escravos fosse um mal moral, não se pode supor que os Apóstolos inspirados, que não temiam homem algum, e estavam prontos para entregar as suas vidas para a causa de Deus, teriam tolerado por um momento sequer dentro da Santa Igreja... ao provar esse tema justificado pela autoridade das Escrituras, a sua moralidade também é provada, pois a Lei Divina nunca sanciona ações imorais" - PASTOR RICHARD FURMAN
, presidente da Convenção Estadual Batista da Carolina do Sul, Exposition of the Views of the Baptists, Relative to the Coloured Population in the United States in a Communication to the Governor of South Carolina (1838). Disponível em: http://www.yale.edu/glc/archive/1035.htm

"Nós temos uma grande lição para ensinar ao mundo sobre as relações entre as raças: que certas raças são permanentemente inferiores às suas capacidades que outras, e que os Africanos que estão em nossos cuidados só conseguem atingir a quantidade de civilização e desenvolvimento que são capazes - podem apenas contribuir para o benefício da humanidade na posição em que Deus os colocou para nós (isto é, a de escravos)" -
REVERENDO JAMES WARLEY MILES, God in History: A Discourse Delivered Before the Graduating Class of the College of Charleston (March 29, 1863). Disponível em: http://archive.org/details/discoursedeliver00mile

Com informações do blog Razão X Fé

Nenhum comentário: