quarta-feira, 19 de maio de 2010

PARTIDO NAZISTA NA INTERNET

Fuçando a web em busca de referências bibliográficas para manter em bom nível o diálogo com meu novo amigo virtual Isaac Melo, do blog Alma Acreana, eis que encontro nada mais nada menos que o site do Partido Nacional-Socialista Brasileiro (PNSB), que já tem número - 88 - e uma campanha pela legalização do nacional-socialismo no Brasil.

Aos mais jovens: nacional-socialismo e nazismo são a mesma coisa. O prefixo "nazi" é a abreviação alemã de nacional-socialismo, regime criado por Adolf Hitler que lhe deu esse nome como estratégia para arrebanhar trabalhadores e sindicatos europeus simpáticos à causa socialista numa fase de consolidação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Diferente do socialismo internacionalista (ou marxista), o nacional-socialismo não defendia o fim das diferenças de classe, não queria o proletariado organizado como protagonista da história e pretendia substituir todas as nações por um Império Mundial comandado pela Alemanha.

A princípio achei muita ousadia alguém abrir um site nazista, defendendo uma ideologia que foi muito provavelmente a mais séria ameaça à vida humana em todos os tempos. Mas aí lembrei de várias notícias recentes dando conta de assassinatos ligados a grupos neonazistas no Sul do País e caí na real: vou ter que aceitar que a busca pela retomada do nazismo é um fato político real, ainda que proibido por várias leis federais e de forma ampla pela própria Constituição de 88.

O site do PNSB traz 44 links, somente em português, para revistas, jornais e sites pessoais de propaganda nazista, vídeos, textos que tentam desmentir o Holocausto e uma curiosa estratégia de militância individual: "agir apenas em células!"

Descobri que o site brasileiro faz parte de uma rede internacional, cujo link encontra-se na própria página do PNSB, mas que já foi - felizmente - retirado do ar. Por meio do serviço Whois! constatei ainda que o site está hospedado em um servidor norte-americano chamado EarthLink, com sede Atlanta, Geórgia.

É espantoso. A cada dia encontro mais indícios de que a nossa sociedade, ausente de ligações espontâneas entre as pessoas, restritas a ferramentas utilitaristas disponibilizadas pelo mercado, está produzindo indivíduos cada vez mais alienados entre si e da própria história. O nazismo é um crime contra o gênero humano, cujo horror só foi paralisado graças ao papel da URSS na Segunda Guerra.

Podem me chamar de radical, mas dizem que somos o que pensamos. E o que eu penso é o seguinte: Não temos que melhorar esta sociedade, temos é que modificá-la. Profundamente. O retorno do nazismo aponta claramente que só uma mudança radical, paradigmática, poderá extinguir a ameaça da concentração de poder exercido pela mistificação da história e o enorme retrocesso político que tal fenômeno representa.



PS - Acabo de encontrar mais um site nazista, na verdade um blog, de um cidadão que se identifica como Siegfried Ellwanger Castan. Em um dos seus textos mais recentes, ele apresenta argumentos jurídicos para fundamentar a "inconstitucionalidade da proibição do nazismo no Brasil". Leia clicando aqui.

PS2 - O blog do Siegfried Ellwanger Castan citado no texto foi retirado do ar após a morte do autor, em 11 de setembro do ano passado. Agora os textos nazistas são publicados no blog Verdade Histórica e no site AAARGH (Associação dos Antigos Amadores de Recitais de Guerra e Holocausto), que se apresenta como uma instituição internacional, com textos em vários idiomas (inclusive o hebraico).

PS 3: A Wikipedia publicou um verbete sobre Siegfried Ellwanger Castan e outro sobre a Editora Revisão, de sua propriedade, especializada em livros nazistas. Clique nos links e confira.

Um comentário:

Orlando disse...

88 não seria o número de registro do partideco. A oitava letra do alfabeto (8) duas vezes. Ou seja: HH (Heil Hitler)