quarta-feira, 10 de setembro de 2008

GOLPE DE ESTADO EM ANDAMENTO NA BOLÍVIA

Em uma entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (09.09) a vários canais de comunicação da Bolívia, o ministro de Interior do governo Evo Morales, Alfredo Rada, respondeu à pergunta que nenhum repórter fez até agora, esta:

- Por que os "comitês cívicos" agem sempre sincronizados nos departamentos?

O ministro - se - respondeu:

- O interesse dos comitês, que são formados pelo agrupamento de grandes empresários de cada departamento, é promover um golpe de Estado. Por isso agem de forma sincronizada. É por isso que eles se acham no direito de espancar, fechar prédios públicos, seqüestrar, enfim, fazer o que for necessário para colocar a população contra as instituições.

Nesta terça-feira parte da imprensa acreana mostrou mais uma dessas ações do Comitê Cívico de Pando, que não apenas invadiu o aeroporto como impediu o seu funcionamento por várias horas. E mais: seqüestrou um avião do Exército Boliviano e dele furtou armas, munições e outros suprimentos militares.

Para que o leitor tenha a dimensão da gravidade do que isso significa, é como se o governador Binho Marques e os empresários locais se unissem e fizessem o mesmo a uma aeronave do Exército Brasileiro.

Por que um comitê supostamente cívico estocaria armas e munições de uso exclusivo do Exército? Com que intenção?

Que tipo de civismo pode-se esperar quando os cívicos são justamente os integrantes das velhas oligarquias que sempre mandaram na Bolívia?

Veja mais informações aqui.

Nenhum comentário: